top of page

Biomecânica

     A avaliação do movimento humano permite determinar complexas relações entre os mecanismos que geram o movimento humano, auxilia no diagnóstico e fornece parâmetros para o direcionamento do tratamento fisioterapêutico.

       A Biomecânica é a ciência que estuda os princípios físicos do movimento humano e como as forças interagem com o corpo, ou seja, descreve, analisa e avalia o movimento humano fazendo uso de variáveis da mecânica.

 

CINÉTICA:

 

      Estuda as forças que criam o movimento humano, podendo ser forças internas (músculos, tendão, ligamentos, etc) e forças externas (gravidade, pesos, fluídos, etc). Um dos principais marcos para a mecânica foi o desenvolvimento das três leis de Newton, também utilizada na Biomecânica: Princípio da Inércia (1ª Lei de Newton), Princípio Fundamental da Dinâmica (2ª Lei de Newton) e Princípio da Ação-Reação (3ª Lei de Newton).

 

CINEMÁTICA:

 

     Estuda a descrição do movimento de um corpo no espaço, incluindo deslocamento, velocidade e aceleração angular ou linear de um segmento do corpo. Utiliza-se para avaliar ângulos articulares durante movimentos específicos como na corrida, chute e qualquer outra atividade do cotidiano ou do esporte.

           

    Os métodos de medição do movimento humano são divididos em Cinemetria, Dinamometria, Eletromiografia e Antropometria.

 

  • CINEMETRIA:

 

   Permite a descrição geométrica do movimento, através de um conjunto de métodos para medir os parâmetros cinemáticos do movimento, mas não possui capacidade de encontrar as causas. Capturam-se imagens durante o movimento para realizar o cálculo da posição, orientação, velocidade e aceleração do corpo ou de seus segmentos. Também pode ser utilizado para situações estáticas, como postura.

 

  • DINAMOMETRIA:

   

     Engloba todos os tipos de medida de força e pressão. Os principais sistemas são as plataformas de força (avaliam força de reação do solo), baropodometria (avaliação da distribuição de pressão plantar) e dinamômetros isocinéticos e isométricos (força muscular).

 

  • ELETROMIOGRAFIA:

 

      É uma técnica para mensuração da atividade elétrica produzida pelo músculo. Além disso, pode avaliar a velocidade da condução nervosa e de resposta muscular em busca de condições patológicas.  

 

  • ANTROPOMETRIA:

 

     Preocupa-se em determinar a características e propriedades do corpo e seus segmentos, como dimensões geométricas, distribuição de massas, braços de alavancas, posições articulares, entre outros. Essas medidas são importantes para personificação de modelos biomecânicos e normalização dos dados.

 

   A combinação dos sistemas de medição do movimento humano permite melhor compreensão dos movimentos funcionais servindo para avaliação de anormalidades, direcionamento do tratamento e critérios para alta fisioterapêutica.

 

bottom of page