top of page

Lesões Meniscais

 

 

           Os meniscos são discos de cartilagem que atuam como amortecedores de impacto na articulação do joelho. Cada joelho apresenta dois meniscos, um medial com um formato aproximado de “C” e o lateral com formato de “O”, que estão situados entre o fêmur e a tíbia, permitindo um melhor encaixe ósseo e evitando o atrito entre essas extremidades ósseas. Apesar de suportarem bastante peso, os meniscos são vulneráveis a movimentos rotacionais, sendo comuns lesões nessas estruturas. As lesões podem ser provocadas por quedas e traumas no joelho. Lesões repentinas de menisco geralmente acontecem durante a prática esportiva. As lesões em geral ocorrem com movimentos de agachamento e ao girar o joelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            Pessoas com idade mais avançada são propensas a ter lesões meniscais degenerativas, devido o desgaste que ocorre com o tempo. Pequenos movimentos podem ser suficientes para provocar uma lesão se os meniscos estiverem enfraquecidos com a idade. Os sintomas das lesões do menisco são: dor, rigidez e inchaço, sensação de bloqueio do joelho e incapacidade de mover a articulação em toda sua amplitude de movimento.

           O tratamento vai depender do tipo, extensão e localização da lesão, podendo ser conservador ou cirúrgico. Pacientes com idade mais avançada evoluem muito bem com fisioterapia, geralmente não precisando de cirurgia. O tratamento conservador está baseado no repouso da articulação, aplicação de gelo no local da lesão e na elevação da perna para a diminuição do inchaço. Se os sintomas persistirem, pode ser necessário cirurgia artroscópica através da qual realiza meniscectomia (remoção da parte lesionada do menisco) ou reparo meniscal (sutura da região com da lesão).

bottom of page