top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

               

            O atleta Luis Suárez ganhou notoriedade da impressa mundial pelo seu desempenho durante o jogo contra a Inglaterra, autor dos dois gols da vitória. Dúvida se estaria apto a jogar a Copa do Mundo de 2014 devido lesão no joelho esquerdo, o atleta demonstrou todo seu agradecimento e compartilhou seu êxito com o Fisioterapeuta que lhe acompanhou no pós-operatório.

No dia 22 de maio de 2014, Luis Suáres foi submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo devido lesão meniscal.

           Os meniscos são dois discos fibrocartilagíneos importantes para o aumento da congruência da articulação do joelho - formada entre a tíbia e o fêmur. São estruturas destinadas a receber pressões, agindo como amortecedor, desempenham papel considerável na distribuição e transmissão de cargas no joelho, melhoram a estabilidade e congruência dessa articulação.

            Apesar de suportarem bastante peso, os meniscos são vulneráveis a movimentos rotacionais, sendo comuns lesões durante prática esportiva, como no futebol.

         Os meniscos são estruturas com baixa capacidade de cicatrização devido aporte sanguíneo limitado. Apenas o terço periférico do menisco (zona vermelha) possui aporte sanguíneo, a nutrição dos 2/3 centrais ocorre por difusão. Essa característica confere ao menisco baixa capacidade de cicatrização. Por isso, atletas de alto desempenho que almejam rápido retorno à prática esportiva necessitam realizar cirurgia, e entre as opções, está a meniscectomia que consiste na remoção da parte lesionada do menisco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       Fisioterapia no pós-operatório é fundamental para rápida recuperação do atleta sendo direcionada para controle do edema e dor, ganho de amplitude de movimento, fortalecimento global dos membros inferiores com ênfase no músculo quadríceps femoral, treino de marcha e treino de retorno ao esporte.

           Como a meniscectomia retira a parte lesionada do menisco, não existe um tempo estipulado para o retorno adequado ao esporte. Bowen e colaboradores publicaram artigo na Clinics in Sports Medicine e afirmam que não existe tempo mínimo para retorno ao esporte após meniscectomia, os critérios devem ser Ausência de Dor e Edema, Amplitude de Movimento Total e Força Normal do Quadríceps Femoral. Na mesma linha, artigo publicado na Arthroscopy por Lubowitz e colaboradores relata que a maioria dos pacientes submetidos à artroscopia do joelho retorna plenamente a suas atividades após 4 semanas de cirurgia.

           Isso demonstra que Luis Suárez tinha grandes chances de retornar a tempo de jogar a Copa do Mundo e parabenizamos o Fisioterapeuta Dr. Walter Ferreira pela competência na reabilitação adequada do atleta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, desejamos ao fisioterapeuta força no seu tratamento, estamos na torcida.

Prof. Gabriel P. Leão Almeida

Coordenador do PAPO-Joelho

Universidade Federal do Ceará

 

 

 

 

 

 

 

Bowen TR, Feldmann DD, Miller MD. Return to play following surgical treatment of meniscal and chondral injuries to the knee. Clin Sports Med. 2004;23(3):381-93.

Lubowitz JH, Ayala M, Appleby D. Return to activity after knee arthoscopy. Arthroscopy. 2008;24(1):58-61.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page