top of page

Lesão de Ligamento Colateral Medial

 

         O ligamento colateral medial (LCM) do joelho está localizado na parte superficial interna do joelho e faz a ligação entre a tíbia (osso interno da perna) e o fêmur (osso da coxa). Origina-se na região medial do fêmur e se insere no platô tibial medial, sendo dividido em três camadas: superficial, profunda e obliqua posterior. Ele é responsável por estabilizar a articulação, impedindo que a perna se mova lateralmente quando submetido a uma tensão. Também é responsável por estabilizar movimentos excessivos em valgo (joelho para dentro). A lesão do LCM acomete cerca de 7,9% de todas as lesões em atletas. Cerca de 80% das lesões completas do LCM estão associadas com outras lesões ligamentares, sendo a lesão do LCA a mais comum. O paciente normalmente apresenta dor e edema na região medial do joelho, podendo estar ou não associado com instabilidade.

           As lesões nesse ligamento são resultantes de uma força externa na lateral do joelho ou torção do corpo com o pé fixo. A ruptura parcial desse ligamento é a lesão ligamentar mais comum do joelho. Os sintomas desse tipo de lesão são: dor na região ao apoiar o pé ou simplesmente mover a articulação, inchaço na área, a ruptura desse ligamento pode causar hemorragia levando a um hematoma, instabilidade articular também pode ser sentida caso haja uma ruptura total desse ligamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tratamento

 

        O tratamento desse tipo de lesão é predominantemente conservador, já que esse ligamento tem uma grande chance de cicatrização. O tratamento cirúrgico só será adotado caso haja uma ruptura total associada a outro tipo de lesão ligamentar ou no menisco. Dentro do tratamento conservador a fisioterapia entra como fator fundamental na atenuação dos sintomas.

        A dor pode ser aliviada com compressas de gelo no local até 72h após a lesão, o repouso também é recomendado para evitar o agravamento da lesão, bandagens elásticas podem ser utilizadas para aumentar a estabilidade da articulação e a elevação da perna também é recomendada para a diminuição do edema. Exercícios específicos de fortalecimento muscular podem ser feitos para restaurar a função da articulação.

bottom of page