top of page

Entendendo a Lesão de Luis Suárez:  Fisioterapia após Meniscectomia

 

             O atleta Luis Suárez ganhou notoriedade da imprensa mundial pelo seu desempenho durante o jogo contra a Inglaterra na última quinta-feira (19/06), autor dos dois gols da vitória.  No dia 22 de maio de 2014, ele foi submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo devido lesão meniscal. Dúvida se estaria apto a jogar a Copa do Mundo de 2014, o atleta demonstrou todo seu agradecimento e compartilhou seu êxito com o Fisioterapeuta que lhe acompanhou no pós-operatório.

             Os meniscos são dois discos fibrocartilagíneos importantes para o aumento da congruência da articulação do joelho - formada entre a tíbia e o fêmur. São estruturas destinadas a receber pressões, agindo como amortecedor, desempenham papel considerável na distribuição e transmissão de cargas no joelho, melhoram a estabilidade e congruência dessa articulação.

             Apesar de suportarem bastante peso, os meniscos são vulneráveis a movimentos rotacionais, sendo comuns lesões durante prática esportiva, como no futebol. Os meniscos são estruturas com baixa capacidade de cicatrização devido aporte sanguíneo limitado. Apenas o terço periférico do menisco (zona vermelha) é vascularizado, a nutrição dos 2/3 centrais ocorre por difusão. Essa característica confere ao menisco baixa capacidade de cicatrização. Por isso, atletas de alto desempenho que almejam rápido retorno à prática esportiva necessitam realizar cirurgia, e entre as opções, está a meniscectomia que consiste na remoção da parte lesionada do menisco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           

              Fisioterapia no pós-operatório é fundamental para rápida recuperação do atleta sendo direcionada para controle do edema e dor, ganho de amplitude de movimento, fortalecimento global dos membros inferiores com ênfase no músculo quadríceps femoral, treino de marcha e treino de retorno ao esporte.

              Como a meniscectomia retira a parte lesionada do menisco, não existe um tempo estipulado para o retorno adequado ao esporte. Bowen e colaboradores publicaram artigo na Clinics in Sports Medicine e afirmam que não existe tempo mínimo para retorno ao esporte após meniscectomia, os critérios devem ser Ausência de Dor e Edema, Amplitude de Movimento Total e Força Normal do Quadríceps Femoral. Na mesma linha, artigo publicado na Arthroscopy por Lubowitz e colaboradores relata que a maioria dos pacientes submetidos à artroscopia do joelho retorna plenamente a suas atividades após 4 semanas da cirurgia.

           Isso demonstra que Luis Suárez tinha grandes chances de retornar a tempo de jogar a Copa do Mundo e destacamos o excelente trabalho feito pelo Fisioterapeuta Dr. Walter Ferreira na reabilitação adequada do atleta.

 

           

 

Prof. Gabriel P. Leão Almeida

Coordenador do PAPO-Joelho

Universidade Federal do Ceará

 

 

Referências:

 

Bowen TR, Feldmann DD, Miller MD. Return to play following surgical treatment of meniscal and chondral injuries to the knee. Clin Sports Med. 2004;23(3):381-93.

Lubowitz JH, Ayala M, Appleby D. Return to activity after knee arthoscopy. Arthroscopy. 2008;24(1):58-61.

Fonte: Imagem do Google.

Fonte: Imagem adaptada do Google.

bottom of page