Joelho
em Evidência
Geral
O joelho é uma articulação formada por três ossos: o fêmur (osso da coxa, a tíbia (osso da perna) e patela (osso arredondado na região anterior do joelho). Esses três ossos vão formar um complexo articular, constituído pela articulação femorotibial (fêmur-tíbia) e patelofemoral (fêmur-patela). Essas articulações estão estruturadas para promover a mobilidade e estabilidade dessa região.
Essa estabilidade é garantida pela cápsula articular, ligamentos, meniscos, e músculos. A cápsula articular é um revestimento fibroso único que envolve as duas articulações, que tem por finalidade impedir movimentos indesejáveis dos ossos. É revestida internamente pela membrana sinovial, na qual é responsável pela produção do líquido sinovial, que lubrifica a articulação, reduzindo assim o atrito entre os ossos e fornecendo nutrição para cartilagem articular.
Os ligamentos são estruturas formadas por tecido conjuntivo denso, semelhante à cápsula articular, com importância fundamental na estabilidade da articulação. Os principais ligamentos presentes no complexo articular do joelho são: ligamento cruzados anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral lateral (ou fibular) e ligamento colateral medial (ou tibial).
Os meniscos são dois discos fibrocartilagíneos, sendo o menisco medial no formato de meia lua e o lateral arredondado, importantes para o aumento da congruência das articulações entre a tíbia e o fêmur. São estruturas destinadas a receber pressões, agindo como amortecedor, desempenhando papel considerável na distribuição e transmissão de carga no joelho.
Os principais músculos responsáveis pelos movimentos do joelho são os músculos que formam o quadríceps-femoral (reto-femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio), responsáveis pela extensão do joelho, localizados na parte anterior da coxa. E os músculos que formam os isquiotibiais (semitendinoso, semimembranoso e bíceps-femoral), responsáveis pela flexão do joelho e estão localizados na região posterior da coxa.
