top of page

        Atualmente, existe um grande esforço para que os profissionais da área da saúde - incluindo Fisioterapia - respaldem suas condutas clínicas de acordo com as melhores evidências científicas disponíveis, levando em consideração a realidade clínica que o profissional está inserido e os valores de cada paciente.

       A Fisioterapia Baseada em Evidências garante qualidade na saúde, diminuição de gastos desnecessários de recursos públicos e privados e, principalmente, envolve questões éticas, pois o fisioterapeuta fundamentado em boas evidências fornece para a sociedade um tratamento com maiores benefícios e menores malefícios, sem qualquer conflito de interesse.

        A Fisioterapia Baseada em Evidências está baseada em pesquisas desenvolvidas de forma criteriosa para auxiliar nas tomadas de decisões frente a um determinado quadro clínico.

       No entanto, essa prática exige do fisioterapeuta constante atualização e conhecimento sobre as etapas necessárias para utilizar as evidências. As etapas para a prática baseada em evidências são:

 

  • Frente a um caso clínico específico, converter a necessidade de informação em uma pergunta clínica relevante;

  • Procurar a melhor evidência que responda sua pergunta clínica;

  • Avaliar criticamente as evidências em relação a sua validade, efeito e aplicabilidade;

  • Integrar a avaliação crítica da evidência, com a experiência clínica do fisioterapeuta e as características únicas dos pacientes, seus valores e circunstâncias;

  • Avaliar a efetividade e eficiência dos resultados, procurando maneiras de melhorá-los.

       

         Existem alguns bancos de dados nacionais e internacionais (Bireme, Scielo, Cochrane, Pubmed, PEDro, entre outros) que o fisioterapeuta pode buscar informações sobre procedimentos de avaliação, tratamento e prognóstico. Para os pacientes, existe o site Physiotherapy Choices (site: http://www.physiotherapychoices.org.au/), em que podem ser encontradas informações em relação aos sintomas, tratamento, local da dor, entre outros. Tal site encontra-se na língua inglesa.

        A Fisioterapia está evoluindo e não pode ser respaldada apenas em livros, opiniões pessoais ou técnicas milagrosas – A sociedade agradece! 

Fisioterapia baseada em evidências

bottom of page