top of page

       A fisioterapia manual consiste no uso das mãos do fisioterapeuta para aplicar técnicas durante a avaliação ou tratamento dos pacientes. As técnicas são divididas didaticamente por seus objetivos terapêuticos:

 

  • As técnicas de mobilização e manipulação articular almejam aumentar a mobilidade articular e amplitude de movimentos;

  • As técnicas de fortalecimento almejam aumentar a força dos músculos através de resistência manual;

  • As técnicas de alongamento muscular almejam aumentar a flexibilidade dos músculos;

  • As técnicas de liberação miofascial almejam reestabelecer a elasticidade, flexibilidade e capacidade de deformação dos tecidos conectivos;

 

          A fundamentação teórica é baseada em princípios biomecânicos e neurofisiológicos.

       Os quatro objetivos biomecânicos da fisioterapia manual são: i) aumentar a flexibilidade de tecidos conjuntivos (músculo, cápsula, ligamentos, tendões), ii) prevenir o depósito de infiltrados fibroadiposos que geram aderências intra-articulares, iii) promover lubrificação intra-articular, e iv) melhorar o movimento das superfícies articulares que bloqueiam movimentos de deslizamentos e giro. Em outras palavras, o objetivo mecânico principal da fisioterapia manual é restaurar movimentos acessórios limitados e prevenir as complicações associadas com o desuso articular e muscular.

        Os efeitos neurofisiológicos da fisioterapia manual são utilizados no tratamento de dor articular e tensão muscular. Fisioterapeutas devem entender a função de receptores nervosos articulares e a teoria da comporta de dor para compreender o uso da fisioterapia manual no tratamento do paciente.

 

 

Fisioterapia Manual

bottom of page