Joelho
em Evidência
Geral
As lesões no joelho podem ser classificadas como lesões traumáticas diretas e traumáticas indiretas, quando a dor inicia após uma lesão óbvia. E microtraumáticas (overuse), quando a dor inicia progressivamente sem uma lesão óbvia.
Lesões Traumáticas: As lesões traumáticas do joelho envolvem lesões agudas de ligamentos, meniscos, fraturas e luxações. Normalmente são associados com dor, edema, hematoma, inflamação, diminuição da amplitude de movimento ou instabilidades após o evento traumático.
Lesão Traumática Direta - evento traumático após queda, contato com outro atleta (falta) e acidentes automobilístico, dentre outros.
Lesão Traumática Indireta – evento traumático sem contato, como em corrida, salto, movimentos de rotação sobre o joelho, entre outros.
Lesões Microtraumáticas (Overuse, atraumática): As lesões microtraumáticas são causadas por sobrecarga excessiva (overuse) sem tempo suficiente para as estruturas repousarem. Causa comum de dor no joelho, caracterizando-se com dor progressiva, frequentemente intermitente, com piora ao realizar atividades esportivas, caminhar, correr, ajoelhar, subir e descer escadas. As lesões mais comuns no joelho causadas por overuse são: síndrome da dor patelofemoral, tendinopatia patelar e quadricipital, doença de Osgood-Schlatter e Sinding-Larsen-Johansson.
Causas de dor no Joelho
Região Anterior
Síndrome da Dor Patelofemoral
Tendinopatia Patelar
Tendinopatia Quadricipital
Condromalácia Patelar
Doença de Osgood-Schlatter
Doença de Sinding-Larsen-Johansson
Região Medial
Cartilagem Articular Medial
Menisco Medial
Ligamento Colateral Medial
Osteoartrite de Joelho
Região Lateral
Síndrome do Trato Iliotibial
Menisco Lateral
Cartilagem Articular Lateral
Ligamento Colateral Lateral
Região Posterior
Tendinopatia dos Isquiotibiais
Cisto de Baker (Poplíteo)
Ligamento Cruzado Posterior
Complexo Posterolateral
Fraturas
As fraturas mais comuns nessa articulação são as fraturas de patela, por ser este um osso mais superficial, mas as fraturas da tíbia proximal (osso interno da perna) e fêmur distal (osso da coxa) também podem ocorrer. Os sintomas decorrentes deste tipo de lesão dependem do tipo de fratura, mas no geral, incluem dor, inchaço, redução da amplitude de movimento, dificuldade para apoiar o peso e caminhar e, em alguns casos, pode haver deformidades. O tratamento pode ser conservado ou cirúrgico, dependendo do tipo e da gravidade da lesão. Vale salientar que é imprescindível que o indivíduo procure um médico especialista para que os procedimentos adequados sejam realizados.
Lesões Ligamentares
Os ligamentos são estruturas responsáveis pela estabilização articular. A lesão nessas estruturas, portanto, causa instabilidade, além de dor, inchaço e dificuldade para se locomover. Os ligamentos do joelho mais comumente lesionados são o ligamento cruzado anterior e o ligamento colateral medial. O tratamento para as lesões ligamentares pode ser cirúrgico ou conservador, dependendo do tipo e da gravidade da lesão, além das necessidades de cada indivíduo.
Lesões meniscais
Os meniscos são discos de cartilagem que atuam como amortecedores de impacto na articulação do joelho. As lesões nessas estruturas acontecem frequentemente na prática esportiva. Essas lesões causam dor, rigidez, inchaço, sensação de bloqueio e sensação de que o joelho está fora do lugar. O tratamento depende do tipo, extensão e localização da lesão, podendo ser conservador ou cirúrgico.
O joelho é uma articulação complexa formada por diversas estruturas e tem importância fundamental na locomoção humana. As lesões nessa articulação são muito comuns, resultando em dor e diminuição da capacidade para realizar atividades cotidianas e esportivas.
