top of page

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior

 

 

           O ligamento cruzado anterior (LCA) é o principal estabilizador do deslocamento anterior da tíbia (osso interno da perna) em relação ao fêmur (osso da coxa) e um importante estabilizador da rotação interna da tíbia. A lesão do LCA é uma das lesões ligamentares mais frequentes e pode ocorrer tanto por mecanismo de contato (colisão direta no joelho) como sem contato (mudança rápida de direção, parada brusca etc). Aproximadamente 70% de todas as lesões do LCA ocorrem sem contato, ocorrendo principalmente em atletas que praticam esportes que envolvem saltos, corridas, mudanças bruscas de direção e giros sobre o joelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            Nesse mecanismo, o pé está fixo no solo e ocorre rotação da coxa e rotação da perna em sentidos opostos, conforme ilustrado na figura abaixo. Os sintomas mais comuns decorrentes desta lesão incluem: dor, inchaço (que poderá aparecer imediatamente ou dentro das 24 horas após a lesão), redução da amplitude de movimento e desconforto ao caminhar. Quando ocorre ruptura completa do ligamento, há instabilidade e o joelho pode falsear durante o apoio de peso. O tratamento para a lesão de ligamento cruzado anterior pode ser conservador ou cirúrgico. A escolha dependerá das necessidades individuais de cada paciente. Um indivíduo jovem e atleta, envolvido com esportes de agilidade, provavelmente necessitará passar por procedimento cirúrgico, em contrapartida, indivíduos que não se encaixam nesse perfil poderão tratar a lesão com fisioterapia, sem necessidade de cirurgia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         O tratamento conservador deve se iniciar com medidas de proteção máxima da articulação, através de aplicação de compressas de gelo e elevação da perna para reduzir o inchaço; uso de órteses, que poderão ser prescritas por um médico ou por um fisioterapeuta e execução de exercícios isométricos dentro da tolerância do paciente. As fases seguintes do tratamento conservador incluem a prescrição de exercícios específicos para fortalecer os músculos da perna e restaurar a função do joelho.

              Na reconstrução cirúrgica do LCA, o médico irá reparar o ligamento lesionado utilizando um enxerto. Este enxerto é retirado de outra parte do corpo do paciente ou de um doador humano. A cirurgia é realizada com um artroscópio, através de pequenas incisões. Vale salientar, que após a cirurgia, o paciente deverá ser submetido a um tratamento fisioterapêutico pós-operatório, a fim de auxiliar na reabilitação e na restauração da função normal do joelho, possibilitando o retorno às atividades cotidianas o mais breve possível.

               A prevenção das lesões de LCA, assim como de outras lesões, pode ser feita através da prescrição de um treinamento neuromuscular e proprioceptivo, cujos objetivos devem ser melhorar a força, a potência, a estabilidade muscular e a resposta motora. Vale salientar que esse programa de prevenção deve ser sempre prescrito e acompanhado por um profissional capacitado, como um fisioterapeuta e/ou educador físico.

 

bottom of page